sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Calopsita

Calopsita canta música do Star Wars:

A Calopsita mais parece com um ornamento para sua casa, de tão bela que é.
É uma ave bonita, calma, fácil de criar, que vive bastante e come pouco. São aves de linhas alongadas, medindo ao redor de 30 cm, e que apresentam uma crista ereta no alto da cabeça.
Permite compor viveiros com diversidades de espécies, uma característica restrita à maioria das aves, aceitando com o seu temperamento pacífico também o convívio com pássaros menores.
As qualidades vão além.
Não incomoda a vizinhança por não ser barulhenta e pode nos trazer alegrias adicionais, aprendendo a falar e assobiar.
Não tem ímpeto destruidor e não faz estardalhaços, portanto não vai incomodar nem os seus donos nem os moradores ao redor.
São ótimos pássaros e podem ser deixados sozinhos por curtos períodos de tempo.
É uma ave muito fácil de criar e por isso é recomendada para iniciantes e para quem quer ter pouco trabalho. São aves fortes, que raramente adoecem. Com tanta saúde, a Calopsita vive muito e comumente morre de velhice, por volta de 20 anos.

ORIGEM
Em 1838, John Gould, ornitólogo inglês, autor bem sucedido de livros sobre história natural, enfocando principalmente aves, visitou a Austrália objetivando conhecer sua fauna, até então pouco conhecida e realizar ilustrações de aves. Foi a partir de seu retorno em 1840, através dos livros e ilustrações divulgadas, que o público teve sua atenção chamada para a beleza das aves daquele continente, especialmente a Calopsita.
Ainda é creditado a esse pesquisador o fato de ter sido a primeira pessoa a levar Calopsitas para fora da Austrália, contribuindo decisivamente para divulgação da espécie.
Por volta de 1884, a Calopsita já se encontrava bem estabelecida nos aviários europeus. Entretanto, a disseminação maciça dessa ave somente ocorreu a partir do surgimento da primeira mutação de cor, o arlequim, pouco antes de 1950.
A partir daí, outros padrões de cores foram sendo fixados, ganhando então a Calopsita enorme popularidade, igualando-se, praticamente, àquela do periquito australiano.
FICHA TÉCNICA
Nome científico: Nymphicus hollandicus
As calopsitas têm seu nome derivado de uma palavra alemã "kakatielje", que significa "pequena cacatua".
O nome científico é Nymphicus hollandicus, que significa "Deusa da Nova Holanda", antigo nome da Austrália (entre 1700-1800).
Ordem / Família: Psitacídeos / Cacatuas
Nome comum: calopsita, cockatiel (inglês), caturra (Portugal)
Tamanho: 30 cm, do bico a ponta da cauda
Envergadura: 45cm
Longevidade: 20 anos (se for bem cuidada, com dieta balanceada e atividades)
Habitat natural: bosques abertos, com vegetação baixa e poucas árvores
Dieta: Na natureza alimenta-se de sementes, além de frutos e insetos. Diferentemente dos outros Psitacídeos que preferem o topo das árvores, costuma alimentar-se no chão.
Reprodução: Na natureza reproduz-se nas épocas das chuvas quando os alimentos são mais abundantes, faz seu ninho em buracos já existentes nas árvores, geralmente em eucaliptos próximos à água. Em cativeiro, a reprodução ocorre o ano todo.

3 comentários:

Bloguinhio da papa disse...

oi Sans,
Amei o "filminho" da calopsita,a minha ja morreu,mas...tudo bem!!!
Essa calopsita deve ser meio que "treinada" para conseguir isso,

Bjs da paola

Curiosidades disse...

Eu tenho um casal de calopsitas em casa são muito bagunceiros,comem meu dever de casadistroi a casa,etc...!!!




Abraços,

Sans!!!!!!

Calopsitas Star disse...

essa calopsita é super dotada

parabens!!!!