quarta-feira, 7 de maio de 2008

Esquilo Eropeu




O esquilo europeu vermelho é parente do esquilo cinzento americano comum, mas difere deste tanto no aspecto quanto nos hábitos. Apesar de não hibernar completamente no inverno, passa diversos dias dormindo na toca se o tempo estiver muito frio. Mas acorda com freqüência e com fome. Assim, passa o outono armazenando avelãs, bolotas e castanhas, que ele esconde em muitos lugares, em geral embaixo de árvores.


O esquilo europeu também está distribuído pela Ásia, até o Japão. Vive em árvores altas de bosques secos. Constrói o ninho o mais alto possível, num buraco ou no vão de uma forquilha de galhos. É muito ágil nas árvores, e pode trepar rapidamente mesmo no tronco mais liso; é capaz também de saltar no espaço aberto, usando a cauda felpuda como uma espécie de pára-quedas. Só desse modo pode escapar da marta, seu pior inimigo e que tem quase a mesma agilidade e o persegue até seu ninho.


Na estação de acasalamento, na primavera, ocorrem disputas barulhentas entre os machos. Os filhotes nascem pelados e sem visão, e só abrem os olhos a partir do nono dia. Daí em diante crescem rapidamente e a mãe pode cria uma segunda ninhada no mesmo verão.


NOME COMEM: Esquilo Europeu


NOME CIENTÍFICO: Sciurus vulgaris


NOME EM INGLÊS: Red or European Squirrel


FILO: Chordata


CLASSE: Mammalia


ORDEM: Rodentia


FAMÍLIA: Sciuridae


COMPRIMENTO: 25cm mais 20 cm de cauda


ORELHAS - Peludas


PÊLO- pelame cinza-avermelhado


CRIA - 3 a 7 filhotes por ninhada


PERÍODO DE GESTAÇÃO: 5 semanas